quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PROJETO CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES – CRC - OXIGÊNIO

A Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais em parceria com Governo Federal, implantou o Centro de Recondicionamento de Computadores da Oxigênio, localizado no Espaço Social Oxigênio em Guarulhos/SP. A ação faz parte do Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI), idealizado pelo Ministério do Planejamento (MP) através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

O projeto, que integra o Programa Brasileiro de Inclusão Digital, vai dar destino social e ambientalmente correto para milhares de gabinetes, monitores, teclados, mouses e impressoras descartados por órgãos da administração pública federal e empresas privadas. Só o governo federal descarta aproximadamente 300 mil máquinas por ano. Grande parte desses equipamentos descartados ainda se encontram em condições de uso parcial ou total. O intuito é fazer o recondicionamento desses computadores e bens de informática, para então destiná-los a telecentros, escolas, bibliotecas e projetos de inclusão digital em geral.

Além de recondicionar computadores, o Centro de Recondicionamento de Computadores - OXIGÊNIO oferece qualificação em Manutenção de Microcomputadores e em Instalação e Configuração de Software Livre (LINUX, BrOffice), a 80 jovens oriundos da comunidade.

Seleção

Os microcomputadores recondicionados são deliberadas pela Coordenação Nacional, que é formada por representante da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI/Ministério do Planejamento - MP, representante do Ministério da Educação – MEC, representante do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, representante da União Sul Brasileira de Educação e Ensino Porto Alegre/RS, representante da Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Publicas e Sociais de São Paulo/SP e da Associação de Apoio a Família ao Grupo e a Comunidade de Brasília/DF, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte/MG e o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Rio de Janeiro/RJ.
A Coordenação Nacional se reúne bimestralmente para análise dos pedidos, onde em média 700 equipamentos completos em condição de uso são aprovados .

“As doações possibilitam a qualificação dos jovens, geração de emprego e renda, e colocam a disposição da sociedade mecanismos de inclusão digital para a população mais carente, além de possibilitar a destinação correta ao lixo eletrônico” diz Francisco Dias Barbosa, Diretor Administrativo e Financeiro da OXIGÊNIO e membro da Coordenação Nacional do projeto.

Doações

Os interessados em doar equipamentos devem entrar em contato por telefone: (11) 3051 3420 ou por correio eletrônico através do e-mail: assessoria@oxigenio.org.br.
Podem solicitar equipamentos de informática recondicionados iniciativas de inclusão digital como telecentros comunitários, escolas públicas e bibliotecas. Os interessados devem enviar oficio e a ficha cadastral (anexa) para o e-mail: assessoria@oxigenio.org.br, aos cuidados da Sra. Presidente Martha Del Bello.

A Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Publicas e Sociais desenvolve projetos em diversas áreas e acumula experiências inovadoras de formação profissional; Políticas públicas de geração de emprego, trabalho e renda; Experiências de autogestão, cooperativismo e economia solidária; Negociação sindical e coletiva nos campos da educação, formação profissional, qualificação e requalificação dos trabalhadores; Relação entre educação dos trabalhadores e desenvolvimento local; Educação de adultos, formação e certificação profissional, políticas sociais, desenvolvimento local e meio ambiente; Certificação e orientação profissional; Nanotecnologia, sociedade e meio ambiente.

Para receber mais informações sobre algum projeto específico entre em contato conosco.

Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Publicas e Sociais
Sede: Rua Espéria, 30 – Jardins – São Paulo/SP

  1. Espaço Social Oxigênio Guarulhos: Rodovia Helio Smitd, s/n, Aeroporto de Guarulhos/ SP
  2. Espaço Social Oxigênio Maceió: Avenida Governador Luiz Cavalcante, s/n, - Tabuleiro dos Martins – Maceió/AL
  3. Espaço Social Oxigênio São Bernardo do Campo: Avenida Redenção, 271 – Centro – São Bernardo do Campo/ SP
  4. Espaço Social Oxigênio Rio de Janeiro: Rua Arthur Pires nº 1083, na cidade de Mangaratiba/ RJ
  5. Usina de Reciclagem Oleo Vivo: Rua Lívio dos Santos, 104 – Bairro Sacadura Cabral – Santo André/SP
    Telefones: (11) 3051-3420
    E-mails:
    presidencia@oxigenio.org.br, crc.guarulhos@oxigenio.org.br e softwarelivre@oxigenio.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou uma ex aluna da Oxigênio, foi a melhor época da minha vida....
Lá fiz mtos amigos e o melhor me qualifiquei para o mercado de trabalho, hj sou mto grata a todas as pessoas que contribuiram com o meu crescimento social.